Borboletas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Como Saber Se uma Criança Está Sendo Abusada

Como Saber Se uma Criança Está Sendo Abusada

Abuso infantil é um conceito aterrorizante e trágico. Os quatro tipos de abuso que uma criança pode sofrer são físico, emocional, sexual ou abandono. Se você está preocupada se o seu filho, ou alguma criança que você conhece, está sofrendo abuso, é muito importante que conhecer os sinais que possam confirmar a sua suspeita. Preste atenção a machucados inexplicados. Essas feridas podem vir na forma de contusões ou cortes que continuam aparecendo sem explicações. Também é importante perceber se, quando você pergunta ao seu filho sobre essas marcas, ele responde com uma explicação que não faça sentido ou que pareça uma desculpa para esconder outra explicação.

            HOJE FALAREMOS DO ABUSO FÍSICO
Abuso físico pode se apresentar na forma de cortes, contusões, vergões, marcas vermelhas, distensões musculares, olho roxo, marcas de unhas, marcas de mordidas humanas, queimaduras, marcas com o padrão de um instrumento, lacerações e dentes quebrados.
Antes de chegar a qualquer conclusão, é importante se certificar de que seu filho não tenha nenhuma doença, como hemofilia ou doença dos ossos quebradiços, que podem causar cortes ou contusões.

 Marcas de queimadura geralmente aparecem nas mãos, nos braços, nas pernas e nas nádegas. Queimaduras por escaldaduras são os tipos mais comuns. Elas podem ser causadas por qualquer líquido quente, como água, sopa, chá, café ou ponta de cigarro. As marcas de queimadura aparecem de formas diferentes, dependendo da intensidade da queimadura.
As marcas de queimadura aparecem diferentemente, dependendo da intensidade da queimadura. Queimaduras de primeiro grau tem uma aparência avermelhada, como se fosse uma queimadura de sol.
Nas queimaduras de segundo grau, algumas partes da pele parecem danificadas e formam bolhas com fluidos dentro.
Queimaduras de terceiro grau são quando uma parte da pele está completamente destruída e também há a possibilidade de danos nos músculos e nos ossos. A pele fica extremamente vermelha
Quando você for chegar a uma conclusão, é importante pensar no formato, no padrão e na localização da contusão. Se uma contusão aparecer em uma parte óssea da criança – como no joelho ou no cotovelo – há chances de que tenha acontecido em alguma brincadeira. Mas, se a contusão ocorrer em lugares incomuns, como no pescoço, nas costas, na bochecha, nos genitais ou nas nádegas, então isso pode ser um caso de abuso infantil. O formato da contusão também deve ser levado em consideração:
Se a criança tiver levado um tapa forte na bochecha, então haverá marcas de dedo. Se alguém bateu forte nos braços, nas costas ou nas coxas, então a marca da mão ou dos dedos vai aparecer nessa área. A pele pode ficar rosa ou vermelha.
Se a pessoa tiver usado um objeto como um cinto, uma vara, sapatos ou utensílios de cozinha, então haverá formações na área que indicam que se usou um objeto para o abuso.
Essas marcas tendem a aparecer em locais diferentes do corpo. Marcas de mordida em crianças tendem a ser usadas como uma forma de puni-las e elas tendem a aparecer em áreas como nas bochechas, ombros, braços e nádegas. Elas podem ser identificadas por marcas de dentes. Se elas forem bem fundas, a ponto de furar a pele, então levará algum tempo para sarar – se não, elas saram em 24 horas.
Percebendo Mudanças no Comportamento

Você deve observar se seu filho parece estar hesitante ou com medo de ir para casa. Crianças abusadas fisicamente geralmente também mostram reações extremas a barulhos altos, a movimentos repentinos ou até mesmo a toques físicos
Preste atenção se a criança tem mostrado comportamentos agressivos e se envolvido em brigas com os outros colegas na escola e durante as atividades. A criança pode tentar justificar seu comportamento agressivo ou pode não mostrar nenhum remorso pelo que fez. Ela pode agir assim porque acredita estar sendo fisicamente abusada como punição por um erro ou por achar que o abuso é uma forma de aliviar o estresse.
Uma criança que está sendo abusada pode ter raiva de si mesma porque se sente desamparada e indefesa para parar o abuso. Ela também pode desenvolver baixa autoestima e mostrar pouco interesse em atividades divertidas ou em fazer novos amigos

Drajosiane Odila


Nenhum comentário:

Postar um comentário